Como foi o meetup de bioinformática e análise de dados

DGY: Do Genetics Yourself!

Dados genéticos estão cada vez mais presentes na área da saúde, havendo a necessidade de conversarmos mais sobre o assunto.

Por isso preparamos o Meetup de bioinformática e análise de dados. Este evento gratuito foi voltado para todos que desejam entender mais sobre este mundo e desbravar a imensidão de dados que apenas 4 letrinhas (ATCG) podem nos trazer!

O evento aconteceu na última quarta-feira, 20 de março, na Eretz.bio – incubadora de startups.

Assista a gravação

Mesmo que você não tenha participado, gravamos tudo que aconteceu para que você possa entender mais sobre análises genéticas.

Agenda e convidados

1. De painéis e exomas para o genoma completo

Rodrigo Guarischi é doutor em Bioinformática, mestre em Genética e bacharel em Informática Biomédica pela Universidade de São Paulo (USP), e atualmente especialista em Bioinformática pelo grupo Dasa. Trabalhando como Bioinformata desde 2007, atuou principalmente nos seguintes temas: Next-Generation Sequencing, polimorfismo de DNA, RNA-Seq, montagem de genomas, angiogênese e aprendizado de máquina.

2. Exames genéticos, a realidade do NGS e o futuro com o 3GS

Rafael Filippelli é biólogo, mestre e doutor em Ciências (Biologia Molecular) pela UNIFESP e atualmente especialista de produto-bioinformática (LATAM), na QIAGEN Biotecnologia. Tem experiência na áreas de: Bioquímica, Biologia Molecular, Farmacologia, Genética, Bioinformática, Estrutura de Proteínas e Análise de NGS.

3. Análises Super Rápidas

Renato Puga, graduado em Análise de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto e Mestre em Genética pela Faculdade de Medicina da USP. Atuou como Coordenador de Bioinformática e Bioestatística no A.C. Camargo Cancer Center (2008-2012) e atualmente é responsável pelas análises de bioinformática do Projeto LMA Brasil – PRONON no Hospital Israelita Albert Einstein e Consultor de Bioinformática pela RDP-ME em empresas de diagnóstico clínico de doenças raras.

4. NGS: Os desafios da otimização

Rodrigo Borges é bacharel em Informática Biomédica, pela USP. Possui experiência em análise de dados de sequenciamento de nova geração e gerenciamento de “Big Data” na nuvem. Desde 2007, atua como desenvolvedor e bioinformata em diferentes instituições de ponta e, desde 2017, trabalha como especialista em Bioinformática na empresa Thermo Fisher Scientific, para suporte, consultoria e análise de dados provenientes de sequenciamento de nova geração.

Footer blog vars-01

Author: Tatiana Almeida

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná(2007), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo(2011) e residência medica pela Universidade de São Paulo(2014). Atualmente é Médica Geneticista no Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Genética, evolução humana, povoamento das Américas, antropologia biológica.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.